Encontro da Amazônia recebe mais de 300 crianças em evento sobre Índio

Voltado aos estudantes de Ensino Fundamental, a “Oficinas do Índio”, promovido pelo Encontro da Amazônia, recebeu mais de 300 crianças nos dois dias do evento. O projeto é composto por um circuito de cinco workshops de 20 minutos e os temas tinham como base a vivência e cultura indígena.

Estratégia de caça, história e atualidade, jogos e brincadeiras, brincando com o Museu e línguas indígenas, foram as temáticas responsáveis por convidar os estudantes a imergir na cultura dos índios. “A ideia é aproximar aos alunos cada vez mais do tema indígena. O projeto ‘Oficina do Índio’ é uma forma de abordar os assuntos de uma maneira mais divertida, sem perder o caráter educacional”, explica a idealizadora do projeto, Edicleia Monteiro.

No circuito, o primeiro ponto de parada era a oficina “Brincado com o Museu”, ministrados pelo Museu de Arqueologia e Etnologia do Paraná (MAE-PR). O espaço contava com kits didáticos e a caixa “Adorno” – catalogo de peças e materiais indígenas. Na sequência, os estudantes iam para o segundo passo, a oficina de “Jogos e Brincadeiras”, resgatando diversas brincadeiras infantis que os indígenas até hoje conservam.

IMG_2945

O biólogo Jean Felipe era responsável por desenvolver a oficina “Jogos e Brincadeiras”

 

No terceiro passo, o tema era mais histórico. Através da oficina “História e Atualidade”, os alunos compreendiam toa a linha da trajetória do índio no mundo e no Brasil.  “Línguas Indígenas”, era o tema do quarto passo, que destacavam as influências das palavras herdadas pelos índios. Para fechar o- circuito, o tema “Estratégia de Caça” desmembrava as formas que estas etnias utilizavam para sobreviver.

x

Para ministrar a oficina “História e Atualidade”, o jornalista Marcos Dias utilizou uma linha histórica com temas importantes sobre a trajetória dos índios

 

IMG_2952

A oficina “Estratégia de Caça” fico sob a responsabilidade da bióloga Vanessa Crefta Bozza

 

Para finalizar, os estudantes participavam do bazar de peça artesanais produzidas pelos índios paranaenses. Além de terem oportunidades de conversar com os indígenas e entender a importância da cultura dos índios na formação da identidade brasileira. “Através dessa vivência, os estudantes começam a ter mais interesse a buscar mais informações sobre a história dos índios. É uma forma de estimular a curiosidade”, revela Edicleia.

IMG_2852

Alunos participam do bazar de peças indígenas

 

As comemorações do Encontro da Amazônia para o dia do índio, encerra no sábado (18), com o “Evento Cultural Indígena”. Na ocasião, o espaço vai promover oficinas de sabores, dança, artesanato, contos indígenas e simbologia e pinturas sagradas. Os ingressos custam R$ 15 e crianças até 12 anos não pagam. O evento começa a partir das 14h.

IMG_2884

O índio Elias Werá explica as regras jogo da peteca



Texto: Marcos Dias

Fotografia: Rodrigo Julkowski