Personalidade: Diana Carneiro

personalidades DIANA CARNEIRO

A artista plástica é licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), e especialista em Ilustração Botânica, pelo Royal Botanic Gardens, New.

Já atuou como professora de Ciências e Biologia, na Rede Estadual de Ensino, no Paraná. É ilustradora científica desde 1990, atuando junto às universidades do Brasil e exterior, atendendo demandas de ilustração para teses acadêmicas e material didático. Artista plástica, com técnicas aquarelista, desenvolve ilustrações para a área literária e para livros didáticos.

Diana Carneiro é fundadora do Centro de Ilustração Botânica do Paraná e autora do livro ‘Ilustração Botânica: Princípios e Métodos’, publicado pela Editora da UFPR, em 2012. Desde de 2010, é filiada a American Society of Botanical Artists (ASBA).

Para a oficina Ilustração Botânica, a artista vai fazer a apresentação da Ilustração científica como área profissional de natureza interdisciplinar. Linha de trabalhado, segundo ela, recente no Brasil, mas que aos poucos está ganhando visibilidade através de seus representantes com aumento gradual de demanda de trabalhos nas diversas áreas de atuação. A palestra procura mostrar o perfil do ilustrador científico, os pré-requisitos para a profissionalização e os principais problemas enfrentados pelos aspirantes à carreira. Ao final, haverá uma pequena demonstração do trabalho do ilustrador. Materiais mais utilizados, as etapas do trabalho e um pequeno display de trabalhos originais.

A oficina faz parte do “Seja Biodiversidade!”, no evento “Biodiversidade Cultural”, promovido pelo Encontro da Amazônia, no dia 30 de maio, a partir das 15h. Para participar do curso, basta fazer sua pré-inscrição pelo site. O valor do convite é de R$ 15, por pessoa.

 

Arte: Glauco Teixeira

Texto e revisão: Marcos Dias