Carnaval

carnaval

O significado da palavra Carnaval vem do termo em latim carnis levale, cujo significado é retirar a carne. Sua origem é incerta, sendo relacionadas com festejos do Egito Antigo, Babilônia e Grego Romana, todas festas pagãs.

Em 1901, quando a Igreja oficializou a Quaresma, o carnaval passou a ter sua comemoração com um período regular, precedendo o período de penitência que antecede a Páscoa.

O carnaval é a festa mais popular no Brasil, comemorado desde século XVII. A manifestação recebe influências do Entrudo, festa típica de Portugal, e ao longo dos tempos transformou-se na grande manifestação popular conhecida atualmente e reconhecimento interacional.

Cada região do país tem uma forma diferente de comemorar a festividade. No Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, são conhecidos pelos glamorosos desfiles das Escolas de Samba. Na Bahia, o trio elétrico se torna a peça fundamental dos circuitos de axé. Em Pernambuco, o Carnaval é embalado no ritmo e passos do frevo. Já na capital paranaense, a festa traz muita diversão com os desfiles de zumbis, no Zombie Walk.

Mesmo com diversidade de manifestações festivas, o Carnaval faz parte do folclore brasileiro e compõe a identidade cultural do país.

 

Texto: Vanessa Crefta Bozza

Edição: Marcos Dias

Arte: Glauco Teixeira Leite