Lendas

ficha tecnica lendas

As lendas são as famosas histórias contadas pelos mais velhos para explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular. No que se tornam conhecidas vão sendo registradas na linguagem escrita. Esses contos permaneceram como a melhor maneira para explicar coisas e acontecimentos que não tinham como ser esclarecidos.

Muitos pesquisadores afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém, como sabemos, as lendas em muitos povos são “os livros na memória dos mais sábios”.

No Brasil, as lendas possuem influencias dos povos indígenas, africanos e até mesmo dos europeus, que agregaram suas influências culturais. Algumas mais conhecidas com o saci-pererê, curupira, Iara, mula sem cabeça, boi tatá, ou outras histórias como o surgimento do Guaraná, da Araucária e das Cataratas do Rio Iguaçu.

Talvez essas narrações sejam a expressão mais evidente do quão grande e rico é o folclore brasileiro, que atravessa gerações através da sua oralidade e escrita.

 

Texto: Marcos Dias

Arte: Glauco Teixeira Leite