Influências culturais e artísticas da etnia Kaingang

Colares feitos com materiais heteróclitos. Fotografias: Acervo de Sérgio Baptista da Silva. Fonte: FREITAS, 2005
Hoje o blog traz o trabalho “Garra de jaguar, botão de camisa, cartucho de bala: um olhar sobre arte, poder, prestígio e xamanismo na cultura material kaingang”, da Ana Elisa de Castro Freitas sobre um estudo antropológico da presença da etnia Kaingang na cidade de Porto Alegre, veiculado na Revista Mediações. Formada em Biologia, Mestre em Ecologia e Doutora em Antropologia, a pesquisadora retrata os elementos materiais e simbólicos da influência deste povo indígena nesta região do país. Uma análise sobre no ponto de vista da etnologia, etnoecologia e etnohistória.
Este artigo focaliza um conjunto de objetos de grande significado para a compreensão da evolução cultural, presente e passado, da etnia Kaingang. O trabalho foi construído através das experiências e vivencias dos próprios indígenas. A partir disso, trazendo novas perspectiva ao estudo da arte e suas influências, quando relacionado ao contato interétnico e a etnohistória dos processos coloniais vivenciados no sul do Brasil.
Fabricados pelos Kaingang novecentistas, estes objetos lançam luz para uma mais sofisticada interpretação das manifestações estéticas que integram a cultura material kaingang nas cidades contemporâneas.
Confira o trabalho na íntegra: “Garra de jaguar, botão de camisa, cartucho de bala: um olhar sobre arte, poder, prestígio e xamanismo na cultura material kaingang”.
