Elementos indígenas compõem espetáculo Nhanderecó, do grupo Baquetá
Entre as atrações do Evento Cultural Indígena, promovido pelo Encontro da Amazônia, o Grupo Baquetá vai apresentar o espetáculo Nhanderecó. Composto por três integrantes, a montagem tem direção de André Daniel e reúne diferentes contos e histórias de alguns dos povos indígenas do Brasil. A apresentação uni elementos teatrais, de dança e musicais.
Com duração de 45 minutos, Nhanderecó faz uma imersão às culturais dos índios, principalmente da etnia Guarani e Kaingang, encontrada em grande proporção em cidades do Paraná. O nome do espetáculo traduz o interesse na preservação cultural dos índios. “Nhanderecó, no dialeto Mbyá Guarani, significa ‘Ser Guarani’, no intuito de manter a cultura da etnia viva”, explica Ka Nêga, participante do elenco.
O espetáculo é composto por um enredo teatral e utilizada elementos musicais e as tradicionais danças da etnia. O grupo traz ao palco elementos tipicamente utilizados pelos índios. “Nhanderecó traz elementos da própria cultura indígena, peças de artesanatos e instrumentos musicais utilizados pelos índios, como rabeca”, conta Ka Nêga.
Fundado em 2009, em Curitiba, Paraná, o Grupo Baquetá é formado por sete integrantes. O grupo pesquisa e desenvolve projetos com foco nas culturas populares brasileira, para diversos públicos. As ações envolvem montagens teatrais, música, dança, literatura e artes visuais. Na bagagem, o grupo tem espetáculos como “Um pouquinho de Brasil, iá iá” e “Baquetinhá”, que reúne manifestações culturais populares.

