Receitas com ingredientes indígenas são as apostas do chef Peruano para a oficina de sabores
Para finalizar as comemorações ao Dia do Índio, o Encontro da Amazônia promove no dia 18 de Abril, sábado, a partir das 14h, Evento Cultural Indígena. Com oficinas de artesanato, simbologia, danças e sabores, o evento fará uma imersão às culturas de uma das mais tradicionais etnias do mundo através das exposições, bazar e apresentações culturais. Para ministrar o workshop de culinária típica, o espaço vai receber o chef Fernando Matsushita, que comanda a tradicional cozinha do Do Peruano.
Nascido no Peru, Fernando carrega além das tradições familiares, toda uma bagagem em pesquisas dentro da alimentação indígena e utiliza essas influências nas suas composições gastronômicas. “Eu sou autodidata, empírico, indigenista e tradicionalista. Sou neto e filho de cozinheiros. Tenho mais de 37 anos de carreira dentro deste segmento de culinária”, conta o chef. Além de possuir no currículo várias vivências gastronômicas internacionais. “Sou especializado em culinária Peruana, Japonesa e Contemporânea. Só no Japão são mais de 16 anos de cozinha, fora os mais de 6 anos de gastronomia brasileira”, completa.
Com todo esse conhecimento, o chef Fernando Matsushita vai produzir três pratos típicos da região peruana utilizados como base elementos que os índios utilizam na região. “A ideia do preparo dos pratos é mostrar a história e os ingredientes indígenas por trás da produção. Especialmente no protagonismo atual na culinária, que hoje é vanguarda no mundo”, explica. Serão utilizados ingredientes como papa, aji e rocoto, huacatay, cancha, milho roxo e outras iguarias do país.
As oficinas terão durações de uma hora e a turma será composta por até 30 participantes. A idealizadora do projeto cultural, Edicleia Monteiro, do Encontro da Amazônia, visa fazer uma transição entre as outras diversas temáticas no dia. “O objetivo é fazer um circuito entre os workshops, no qual os participantes possam transitar pelas diversas oficinas, assim fazendo uma imersão cultural dentro das tradições indígenas”, explica.
Para o chef Fernando Matsushita, o evento traz vários benefícios que resgatam os valores tradicionais das etnias indígenas. “Estes tipos de programas de inclusão social se preocupa pelo resgate e importância do aporte indígena Latino Americano na vida atual. O amplo valor dos produtos e culturas dos índios hoje não são mais valores de etnias esquecidas e sim de o encontro de culturas. Descobrem utilidades, se compartilham técnicas e inclusive se manifestam espiritualidades”. E completa: “a valorização destas expressões não é mais considerada um favor ou incentivo e sim um aporte mutuo para o desenvolvimento e progresso das atuais culturas em todos os aspectos”.

